24/04/2022 – Prazo prolongado para a submissão de resumos de comunicações;

Formatação

Para submeter uma comunicação, os autores devem enviar um resumo por e-mail, para simposios@riscos.pt, fazendo referência ao Painel em que se insere e ao modo de apresentação (oral ou poster).

O resumo deverá ser apresentado em formato digital (Word) e contemplar, no máximo, uma página A4, não devendo exceder 3000 caracteres (com espaços), incluindo título da comunicação em maiúsculas, nome de autor(es), instituição(ões), e-mail de contacto,  palavras-chave (máximo de 5), e deve fazer referência ao painel ao qual pretende submeter o resumo e o modo de apresentação (oral ou poster).

Corpo do resumo em Adobe Garamond ou Adobe Garamond Pro, tamanho 8, justificado e espaçamento entre linhas de exatamente de 9,6 pt e com espaçamento entre parágrafos de 6pt depois, não haverá abertura de parágrafos.

Línguas oficiais

As contribuições são recebidas de qualquer parte do mundo, nos idiomas inglês, espanhol, português e francês.
Não haverá tradução simultânea.

Comunicações orais – Máximo de 5 autores

Normas:

  • Nos resumos não são permitidas referências bibliográficas, uma vez que os resumos não contemplam uma secção da Bibliografia para que possam ser indicadas as referências completas;
  • Na primeira vez que se usar SIGLAS (maiúsculas e sem pontos entre as letras), deve-se colocar por extenso a sua descrição (significado);
  • Palavras que não estão na língua do artigo deverão ser colocadas em itálico.

Os resumos deverão ter parágrafos, e não “blocos” inteiro de texto, de modo a facilitar a sua leitura.  A título de exemplo, podemos indicar que, genericamente, os parágrafos poderão corresponder a:

  1. Uma introdução, onde explica a pertinência do estudo e os seus objetivos;
  2. Uma descrição/localização da área objeto de estudo;
  3. A metodologia utilizada(tipos e fontes de dados; análises realizadas;
  4. Apresentação/discussão dos resultados obtidos.


Os dados dos autores dispõem de quatro linhas: a primeira destina-se ao Nome e a última ao email. As duas centrais, são para a Filiação (2.ª linha) e Entidade de Pertença e País (3.ª linha).

Exemplo 1:
António Manuel dos Santos [1.ª linha]
Cruz Vermelha Portuguesa [2.ª linha]
Delegação da Madeira (Portugal) [3.ª linha]
autorderiscos@gmail.com [4.ª linha]
Exemplo 2:

António Manuel dos Santos [1.ª linha]
Departamento de Geografia e Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território [2.ª linha]
Faculdade de Letras Universidade de Coimbra (Portugal) [3.ª linha]
autorderiscos@gmail.com [4.ª linha]

Na Filiação/Entidade de Pertença não é permitida a indicação de Cargos, tais como Diretor, Coordenador, Presidente, ou de títulos como Prof. Doutor, Coronel, Eng.º, ou de alunos a frequentar Cursos de Mestrado, Doutoramento, etc.

Excepcionalmente, alguns autores, para poderem receber apoios financeiros que lhes permitam participar no Congresso, necessitam de colocar informações específicas (por exemplo: Bolsista do Projeto …; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES ); Estudante do Programa de Pós Graduações …; Mestrando/Doutorando do Curso …); Bolsista Capes do Programa de Pós-Graduação em … . Nesses casos essa referência deverá ser colocada na 2.ª linha, mantendo-se a terceira reservada à Universidade e ao País, sendo necessário que essa justificação nos seja comunicada.

Template Resumos PT

(Descarregar)

A aceitação das comunicações e o tipo de apresentação estará dependente da avaliação dos resumos a efetuar pela Comissão Científica.

24/04/2022 – Prazo prolongado para a submissão de resumos de comunicações;
31-03-2022 – Data limite para a submissão de resumos das comunicações.